Pular para o conteúdo principal

Minha decepção com o livro "Orfandades" dinheiro e tempo perdidos!

Antes de escrever esse artigo, pesquisei no Google outros artigos de pessoas decepcionadas com esse livro, e encontrei. Veja o trecho de um que mais se aproximou de minha opinião:
Quem espera que este livro lhe traga algum tipo de conforto espiritual após uma grande perda, não deve lê-lo; da mesma forma, quem pensa encontrar aqui soluções espirituais e respostas para as coisas da vida e da morte, acabará se decepcionando. Este livro foi escrito por Fábio de Melo – o homem, não o padre. (Fonte: https://ana-bailune.blogspot.com.br/2013/06/orfandade-o-destino-das-ausencias-pe.html#comment-form )
No início da minha caminhada cristã, no ano de 2010, padre Fábio de Melo havia me ajudado muito por meio de seu livro "Quem me roubou de mim" e de suas canções. Acompanhava Canção Nova, RCC e eventos na minha paróquia, até começar a me enfadar com o excesso de sentimentalismo. Antes de me enfadar, conheci meu tão esperado livro "Orfandades", acreditava firmemente que encontraria ali um consolo espiritual, um caminho para a minha carência excessiva, minha auto-estima baixa, minha dor no fundo da alma, que apesar de anos, após a perda repentina de minha mãe, continuava a doer, estando apenas maquiada pelas novas ocupações que a vida me trouxe, a maternidade por exemplo.

Mas não foi isso o que eu encontrei. O que li foi uma espécie de romance poético e sensual. O que li, de longe, não parecia ter sido escrito por um sacerdote católico apostólico romano. É triste, perceber alguns sacerdotes usando de sua vocação como uma espécie de roupa, que se veste na hora desejada. Se eu tivesse lido sem saber quem era o autor, provavelmente, eu iria dizer que quem escreveu foi um autor de novelas. 
Histórias e mais histórias, nada mais! Nada que preencha a menor das lacunas da alma! Nada que transforme! Apenas mais sensibilidade, o que já não me faltava!
 Em outro blog, de uma fã do padre Fábio, encontrei  a seguinte expressão, que concorda com essa parte que falei, da sensibilidade! Ela diz sem dizer que, se você está mal, prepare-se para ficar pior! Veja:
Recomendo, mas só se você tiver num momento bom, se você está num momento não muito bom, não leia, pois alguns contos são bastante tristes. Especialmente o último. Fonte: (http://mundodececi.blogspot.com.br/2012/09/orfandades-o-destino-das-ausencias-de_9.html)
Jesus Cristo, Ressurreição, Salvação, Céu, Inferno ou Purgatório, Oração... Nada disso encontrei lá. E ao olhar novamente para a postura preocupada de padre Fábio de Melo e de tantos outros sacerdotes em agradar ao mundo, sinto dizer, me sinto cada vez mais ÓRFÃ de PADRES VIVOS!!!


Rezemos por nossos sacerdotes.

Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos, rogai por nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ato de abandono

Em vossas mãos, ó meu Deus, eu me entrego. Virai e revirai esta argila, sicut lutum in manu figuli (Jeremias 18, 6), como a vasilha que se modela nas mãos do oleiro. Dai-lhe forma; e em seguida despedaçai-a, se assim quiserdes; ela vos pertence, e nada tem a dizer. Basta-me que ela sirva a todos os vossos desígnios e que em nada resista a vosso divino beneplácito, para o qual eu fui criado. Pedi, ordenai; que quereis que eu faça? que quereis que eu deixe de fazer? Exaltado ou rebaixado, perseguido, consolado ou aflito, utilizado em vossas obras ou sem para nada servir, a mim não resta senão dizer, a exemplo de vossa Mãe Santíssima: “Seja feito segundo a vossa palavra”. Concedei-me o amor por excelência, o amor da cruz, não destas cruzes heroicas cujo esplendor poderia nutrir o amor próprio, mas destas cruzes ordinárias que nós carregamos, ai de nós, com tanta repugnância, destas cruzes de todos os dias, com as quais a vida está repleta e com as quais nos deparamos a todo moment

Metade

Metade, Oswaldo Montenegro Que a força do medo que tenho Não me impeça de ver o que anseio; Que a morte de tudo em que acredito Não me tape os ouvidos e a boca; Porque metade de mim é o que eu grito, Mas a outra metade é silêncio... Que a música que eu ouço ao longe Seja linda, ainda que tristeza; Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada Mesmo que distante; Porque metade de mim é partida Mas a outra metade é saudade... Que as palavras que eu falo Não sejam ouvidas como prece E nem repetidas com fervor, Apenas respeitadas como a única coisa que resta A um homem inundado de sentimentos; Porque metade de mim é o que ouço Mas a outra metade é o que calo... Que essa minha vontade de ir embora Se transforme na calma e na paz que eu mereço; E que essa tensão que me corrói por dentro Seja um dia recompensada; Porque metade de mim é o que penso Mas a outra metade é um vulcão... Que o medo da solidão se afaste E que o convívio comigo mesmo Se torne ao menos sup

Da abnegação se si mesmo e abdicação de toda cobiça

Jesus: Filho, não podes gozar perfeita liberdade, enquanto não renunciares inteiramente a ti mesmo. Em escravidão vivem todos os ricos e egoístas, os cobiçosos, curiosos, que gostam de vaguear, buscando sempre as delícias dos sentidos e não as de Jesus Cristo, mas só imaginam o que não pode permanecer e só disso cogitam. Pois tudo que não vem de Deus perecerá. Conserva em teu coração esta breve e profunda sentença: Deixa tudo, e terás sossego. Pondera isto, e, quando o praticares, tudo entenderás. (Tomás de Kempis, Da abnegação se si mesmo e abdicação de toda cobiça - Imitação de Cristo)